Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de junho de 2009

A sabedoria no falar




Uns dias atrás eu estava meditando na epístola de Tiago encontrei conselhos práticos que todas nós devemos sempre vigiar colocando - os em pratica, pois temos sempre que buscar em Deus a sua sabedoria e manter a nossa maturidade da fé.
Nesse livro do novo testamento o pastor Tiago nos ensina a desenvolver uma fé perseverante. De toda a epístola o que mais me chamou a atenção foi o capitulo que fala sobre:

O PECADO DA LINGUÁ E O DEVER DE REFREÁ – LA
Pois a fala é um barômetro da espiritualidade porque revela o que contem no coração.
Muitas das vezes a mulher sábia tende a errar por não se expressar da forma que convem, ou se colocar no momento certo, os ensinamentos podem ser magoados e a moral de alguém arrasada, por palavras cruéis e impensadas. Da mesma maneira, uma boa palavra dita há seu tempo, pode trazer ânimo. Um grande mal provocado pelas palavras é a bajulação. O bajulador pode levar seus companheiros a dizer coisas que prejudicam a si próprios, além de afetar a outras pessoas. Por isso que a mulher sábia ela fala pouco e ouve mais.
Porque ela tem a certeza que das poucas vezes que ela falar, será para edificar para fazer crescer, então a mulher ela tem que ter essa sabedoria de falar no momento certo.
Uma mulher que é enganosa e inconstante com Deus em seu coração, também será enganosa e inconstante em seu falar. Sendo assim a mulher sabia quando  fala no momento certo ela se torna uma mulher valorosa como finas jóias, pois os que a rodeiam, reconhecem o seu valor.
 O valor de Edificar não só aqueles que convivem com ela, mas também no seu meio social aonde quer que ela passe ela se torna uma mulher diferenciada. Porque ela transmite em suas atitudes  sabedoria ; no seu agir, no seu caráter, no seu pensar... Então nós mulheres sábias, temos que buscar esse domínio de Deus que é o controle da língua. O próprio pastor Tiago escreveu:

Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão capaz de refrear também todo o corpo.... Assim também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! TIAGO 3; 2-5


Como um órgão tão pequeno pode causar grandes desastres não sabendo domina – lo! E muitas das vezes deixamos de vigiar nesses detalhes, por isso temos que sempre buscar em Deus a sabedoria no falar.
Uma mulher sábia ela tem que saber dominar a sua língua e saber se colocar no seu lugar de Mulher. Que estas palavras venham lhe abençoar!!

2 comentários: