Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Como Elias e Elizeu

A amizade é muito importante na vida de uma pessoa, é fundamental termos discernimento ao escolher as nossas amizades, pois amigos verdadeiros possui um inestimável valor são como pérolas encontradas no fundo do oceano.
Na palavra de Deus encontramos exemplos de amizades verdadeiras, como de Jonatas e Davi, Ruth e Noemi, Elias e Eliseu, sobretudo, a amizade de Abraão com Deus ...
A amizade quando ela é de Deus ela edifica porque ajuda à pessoa a desenvolver.
Assim era a amizade entre Elias e Eliseu, Elias era um profeta que andava com Deus, os seus pensamentos era fazer a vontade de Deus e anunciar os seus feitos para o povo. Elias era poderosamente dotado do Espírito Santo. Eliseu era um homem que admirava a unção que havia em Elias e o desejo mais íntimo de Eliseu, era ter o dobro da unção que Elias tinha; então Eliseu não saia de perto de Elias eles andavam lado a lado, de fé em fé.
E observando no nosso meio social, no trabalho, na escola e até mesmo nas igrejas,
as pessoas elas tendem escolher as suas amizades e conforme o carater que sua amiga tem você também acaba contraindo o mesmo espírito que aquela pessoa tem. Assim como Eliseu pegou o espírito de Elias e a unção que Elias possuía. Muitas das vezes as pessoas que querem ser grande, que tem a visão de grandeza de fazer a diferença elas costumam a andar com pessoas que são grande; até mesmo para aprender e acabam pegando o mesmo jeito dessas pessoas; o modo de falar, gesticular, de se impor, de olhar são características que a pessoa acaba atribuindo para si, não por estar imitando mas acaba pegando o feitio daquela pessoa. Assim como um pai passa o seu caráter para o seu filho quando criança, na amizade também é assim, por isso é muito importante a gente saber selecionar as nossas amizades. Se ela nos passa uma influência boa, porque existem amizades que transmitem boas e más influencias e aqueles que querem ser grandes que querem fazer a diferença eles andam com as pessoas grandes... No trabalho, nas igrejas no seu ciclo de amizade a pessoa aprende com o outro, fazer a diferença. Assim como a expressão: Diga-me com quem andas e te direi quem és – Pessoas com más qualidades iguais ou semelhantes tendem a andar juntas. E a Amizade de Elias com Eliseu, fez Eliseu herdar a porção dobrada da unção que Elias possuía e Eliseu realizou feitos maiores que o seu amigo. E você amiga como uma pessoa sábia começa a analisar as suas amizades se são realmente enviadas por Deus, observe as suas atitudes, as suas virtudes... Claro que ninguém é perfeito, mas passe a andar com aqueles que têm algo para te passar, pois tenho a certeza que você ira amadurecer na fé e terá a porção dobrada do que aquele referencial hoje tem!

“O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo que ouvi do meu Pai eu lhes tornei conhecido.” (Jo 15.12-14).

INVESTIMENTO EM AMIGOS QUE NOS FAÇAM CRESCER
Como fazer isso?

  • Invista em amigos que possam assessorá-la e ajudá-la no cumprimento de seus planos e projetos, e a quem você também possa ajudar.
  • Invista em amigos que tenham coração e maturidade para perdoar e humildade para serem perdoados.
  • Invista em amigos dispostos a estar presentes nas horas difíceis, desde que você esteja disposto a fazer o mesmo.
  • Invista em amigos que sejam como irmãos, e para quem você seja um irmão.
  • Invista em amigos que tenham palavras boas, na hora do sofrimento ou da aflição, e para os quais você faça o mesmo
  • Invista em amigos que o corrijam que estimulem sua mente e sensibilidade moral de seu caráter e conduta, e que estejam dispostos a receber tratamento idêntico, de modo a crescerem juntos.
  • Invista em amigos que mereçam confiança por sua maturidade, integridade, e estejam dispostos a ajudar e a serem ajudados; a levantá-la quando você cair, a confortá-la quando estiver abatida, e tenham humildade para receber tratamento semelhante.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

A sabedoria no falar




Uns dias atrás eu estava meditando na epístola de Tiago encontrei conselhos práticos que todas nós devemos sempre vigiar colocando - os em pratica, pois temos sempre que buscar em Deus a sua sabedoria e manter a nossa maturidade da fé.
Nesse livro do novo testamento o pastor Tiago nos ensina a desenvolver uma fé perseverante. De toda a epístola o que mais me chamou a atenção foi o capitulo que fala sobre:

O PECADO DA LINGUÁ E O DEVER DE REFREÁ – LA
Pois a fala é um barômetro da espiritualidade porque revela o que contem no coração.
Muitas das vezes a mulher sábia tende a errar por não se expressar da forma que convem, ou se colocar no momento certo, os ensinamentos podem ser magoados e a moral de alguém arrasada, por palavras cruéis e impensadas. Da mesma maneira, uma boa palavra dita há seu tempo, pode trazer ânimo. Um grande mal provocado pelas palavras é a bajulação. O bajulador pode levar seus companheiros a dizer coisas que prejudicam a si próprios, além de afetar a outras pessoas. Por isso que a mulher sábia ela fala pouco e ouve mais.
Porque ela tem a certeza que das poucas vezes que ela falar, será para edificar para fazer crescer, então a mulher ela tem que ter essa sabedoria de falar no momento certo.
Uma mulher que é enganosa e inconstante com Deus em seu coração, também será enganosa e inconstante em seu falar. Sendo assim a mulher sabia quando  fala no momento certo ela se torna uma mulher valorosa como finas jóias, pois os que a rodeiam, reconhecem o seu valor.
 O valor de Edificar não só aqueles que convivem com ela, mas também no seu meio social aonde quer que ela passe ela se torna uma mulher diferenciada. Porque ela transmite em suas atitudes  sabedoria ; no seu agir, no seu caráter, no seu pensar... Então nós mulheres sábias, temos que buscar esse domínio de Deus que é o controle da língua. O próprio pastor Tiago escreveu:

Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão capaz de refrear também todo o corpo.... Assim também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! TIAGO 3; 2-5


Como um órgão tão pequeno pode causar grandes desastres não sabendo domina – lo! E muitas das vezes deixamos de vigiar nesses detalhes, por isso temos que sempre buscar em Deus a sabedoria no falar.
Uma mulher sábia ela tem que saber dominar a sua língua e saber se colocar no seu lugar de Mulher. Que estas palavras venham lhe abençoar!!